A soldagem por descarga capacitiva e a soldagem de média frequência (MFDC) são as duas tecnologias mais avançadas aplicadas no campo da soldagem por resistência. Essas técnicas de soldagem foram projetadas e implementadas devido ao aumento da eficiência energética em comparação com os métodos tradicionais de soldagem por resistência de corrente alternada e trifásica. Elas também são superiores devido à sua capacidade de soldar uma maior variedade de materiais, incluindo aço de alta resistência, aço para formação de calor, cobre e ligas de cobre e alumínio etc.
A tecnologia de soldagem por descarga capacitiva utiliza um método de descarga que passa por capacitores especialmente projetados para transformar um grande pulso de corrente. A energia armazenada nesses capacitores pode ser liberada em menos de 20 milissegundos e a corrente máxima de curto-circuito pode chegar a 1000KA. As máquinas de soldagem que usam a tecnologia de soldagem por descarga capacitiva são desconectadas da rede elétrica durante o processo de soldagem, o que elimina o risco de que as flutuações da rede elétrica influenciem a qualidade da soldagem da máquina. As máquinas de solda exigem apenas um tempo mínimo de carregamento.
Vantagens
1. As máquinas de soldagem com descarga capacitiva apresentam uma energia de soldagem mais concentrada.
2. Esse tipo de tecnologia de soldagem por descarga capacitiva coloca um estresse mínimo nas redes de energia.
3. Esse tipo de maquinário está livre de interferências causadas por flutuações na rede elétrica.
4. Qualidade confiável durante a fabricação com resultados altamente repetíveis.
5. A tecnologia de soldagem por descargacapacitiva proporciona maior eficiência em comparação com as tecnologias tradicionais.
6. A zona afetada pelo calor de soldagem é mínima. Isso permite que a máquina de solda seja usada em aço de conformação térmica, aço galvanizado e outros metais complexos.
A tecnologia de soldagem por resistência de média frequência (MFDC) foi desenvolvida para transformar fontes de alimentação de 50HZ em 1KHZ /2KHZ/4KHZ/10KHZ, ou até mais, com a ajuda de um inversor. Em seguida, ela produzirá uma corrente contínua após a redução e a retificação da tensão por meio de transformadores de média frequência. Devido à fonte de alimentação de alta frequência, as dimensões do transformador podem ser reduzidas. Esse tipo de soldagem também apresenta tempos de soldagem extremamente curtos, podendo ser cronometrada em milissegundos.
Vantagens
1. A tecnologia de soldagem por resistência MFDC fornece energia de soldagem altamente concentrada.
2. Esse tipo de tecnologia pode reduzir a demanda da rede elétrica em até 50%.
3. O controle da corrente é altamente preciso, resultando em uma qualidade de soldagem estável.
4. A tecnologia de soldagem por resistência MFDC contribui para a fabricação com confiabilidade e repetibilidade.
5. Alta eficiência de trabalho.
6. A zona afetada pelo calor de soldagem é mínima. Isso permite que a máquina de solda seja usada em aço de conformação térmica, aço galvanizado e outros metais complexos.
A qualidade da soldagem por resistência pode ser afetada por muitos fatores diferentes durante o processo de soldagem. Os parâmetros de soldagem e a qualidade da solda são cuidadosamente inspecionados, mas algumas soldas nem sempre são adequadas. Esses defeitos podem até ser invisíveis a olho nu.
Para solucionar esse problema, a Heron desenvolveu um sistema de monitoramento de qualidade que pode testar os parâmetros de soldagem que afetam a qualidade da solda e carregar os resultados em tempo real para minimizar os erros durante o uso. O sistema de processamento rastreará as condições de soldagem e enviará uma mensagem ao operador se um risco de qualidade for detectado pelo software em menos de um segundo. O operador pode então remover os componentes soldados com defeito e recomeçar a operação.